Deu ínicio em 09 de Fevereiro de 2017 o Projeto Sonhando Alto III

O abismo da diferença social deve diminuir paulatinamente, existem entidades como a Associação de Basquetebol de Araraquara engajadas em buscar soluções para amenizar essa situação e fazer despontar a esperança de um futuro melhor. Araraquara é uma cidade que sempre respirou esporte, e principalmente a modalidade basquetebol.

Desde seus primeiros passos na modalidade, começou a atrair torcedores e amantes do esporte para as quadras. Chegou a sediar equipes profissionais que disputaram campeonatos paulistas e nacionais. A procura não se resumiu a isso, despertou também em muitas crianças o interesse pela modalidade. Com a grande procura pela prática esportiva de crianças e adolescentes, acreditamos que o esporte é um forte mecanismo de inclusão social, além de contribuir para socialização de crianças e adolescentes.

O programa de desenvolvimento do desporto educacional consiste no acompanhamento e na criação de espaços desportivos não seletivos para ensino da prática do basquetebol, oferecendo treinamento, reflexão, palestras e orientação as crianças e adolescentes.

Dentro desse contexto os alunos ao praticar o basquete, aprenderão regras e a disciplina do esporte, desenvolverão sua parte física, tática, técnica e conceitos de cidadania e aqueles que apresentarem potencial, serão encaminhados futuramente para treinamentos visando dessa maneira à evolução desportiva.

Os alunos do projeto além de frequentar as atividades desportivas (treinamento) em contraturno escolar, vão ter a sua disposição palestras e clinicas especializadas com profissionais de temas pertinentes aos riscos sociais, cotidiano e inerentes a formação humana ética e moral.

Os temas abordados junto aos alunos no desenvolvimento do projeto serão: obesidade infantil, combate às drogas e vícios sociais, reeducação alimentar, nutrição, saúde, bem estar, inclusão social, sustentabilidade e desenvolvimento rural.

As atividades desportivas serão direcionadas aos alunos da educação básica, fundamental, médio e superior promovendo atividades no contra turno escolar, objetivando o desenvolvimento integral do indivíduo. Ademais, a prática esportiva tem influência direta na qualidade de vida dos praticantes, em especial com relação à saúde, bem como cria momentos de socialização, de lazer e, em alguns casos, o esporte torna-se até mesmo parte da vida profissional de muitos indivíduos.

Para isso, em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Esportes da Cidade de Araraquara, será feito um trabalho de direcionamento com preferência para alunos da rede pública de ensino, que não dispõe normalmente de atividades que os façam deixar as ruas, ou distanciarem-se das drogas.

O proponente pretende utilizar o esporte como ferramenta para melhorar o índice de frequência escolar, executando suas atividades nas escolas públicas e espaços públicos de fácil acesso cedidas pela Prefeitura local, fazendo com que cada vez mais alunos queiram conhecer o projeto e contribuir para seu desenvolvimento, que nada mais é do que investir em si mesmo.

O reconhecimento do valor estratégico do esporte está presente nas ações de diversos setores governamentais e da sociedade civil, como se pode ver neste trecho do relatório publicado pelas Nações Unidas:

A prática do esporte é vital ao desenvolvimento holístico dos jovens, promovendo sua saúde física e emocional e construindo relações sociais valiosas. Oferece oportunidades de lazer e de autoexpressão que são benéficas, especialmente, para os jovens com poucas outras oportunidades em suas vidas. O esporte fornece também alternativas saudáveis às atividades prejudiciais, tais como o uso de drogas e a participação no crime. Os programas de educação física não apenas promovem a atividade física, mas há evidências de que tais programas têm relação direta com a melhoria do desempenho acadêmico. (Esporte para o Desenvolvimento e a Paz: Em Direção à Realização das Metas de Desenvolvimento do Milênio - Relatório da Força Tarefa entre Agências das Nações Unidas sobre o Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, Nações Unidas, 2003)

Deste modo, tem-se que a prática esportiva pode contribuir para a melhoria de questões sociais que atingem grande parte do país atualmente, como a violência, a queda na qualidade da educação e o despreparo para o mercado de trabalho.

Notícias

Alunos recebem Palestra Nutricional no Sonhando Alto IV
Alunos recebem Palestra Nutricional no Sonhando Alto IV

Os alunos do Pólo da Escola Estadual Antônio dos Santos no Jardim das Estações, receberam uma palestra da conceituada nutricionista do Projeto Sonhando Alto IV Elaine Mazon, mostrando as crianças as diversas formas corretas de alimentação, para o melhor desenvolvimento do organismo.

 

Dentro do planejamento estipulado pelos gestores e responsáveis pelo Sonhando Alto, todos os alunos receberão acompanhamento nutricional e psicológico gratuitamente, além das atividades de quadra comandadas pelos professores responsáveis por cada um dos pólos.

 

 

A escola Antônio dos Santos no Jardim das Estações é a caçula do projeto, e a procura por crianças de 7 à 16 anos para as atividades do basquetebol vem sendo muito positiva.

 

Projeto Sonhando Alto IV com atividades a todo vapor

As atividades do Projeto Sonhando Alto IV da Associação de Basquetebol de Araraquara em parceria com a Secretária de Esporte Lazer e Juventude do Estado de São Paulo segue em um ritmo muito positivo em suas atividades nos polos

 

Com profissionais altamente qualificados, desde o planejamento até a prática das atividades, os alunos participam de diversos tipos de treinamentos, buscando não só o aperfeiçoamento da prática do basquetebol, como também o crescimento social dos alunos, já que além da prática esportiva, a intenção maior dos gestores é formação de novos cidadãos.

 

Além das atividades em quadra com os professores, os alunos tem a possibilidade de forma gratuita de um acompanhamento nutricional e psicológico.

 

O Projeto conta em média com 500 aluno(a)s inscritos em vários pontos da nossa cidade, onde um dos pólos nos enche de orgulho, pois temos a participação “em massa” das nossas crianças especiais.

 

Para participar no projeto, o aluno(a) só precisa estar matriculado em qualquer nível escolar e ter entre 7 e 16 anos.

 

Escolha um pólo mais próximo da sua casa, e faça parte da maior equipe do Basquete de Araraquara, a equipe do Projeto Sonhando Alto.

 

 

Ginásio de Esportes Castelo Branco ‘Gigantão’, Quadra Esportiva da Escola.Estadual Professor Antonio dos Santos no Jardim das Estações, Quadra Poliesportiva da EMEF Professor Waldemar Saffiotti no Jardim Cruzeiro do Sul, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais APAE na Vila Xavier, Ginásio Poliesportivo do EEBA (Escola Estadual Bento de Abreu) na região central e na Quadra poliesportiva da Escola Estadual no Jardim Roberto Selmidei.

PROJETO SONHANDO ALTO ANO IV: O maior revelador de Talentos do Basquete de Araraquara

O Projeto Sonhando Alto se encontra no seu 4º ano, e é modelo em todo estado de São Paulo, executado através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.

 

Atualmente além de formar cidadãos, é o principal “elo de ligação” de jovens atletas, com as equipes de competição masculina e feminina de Araraquara.

 

O Gerente de Esportes Eduardo Di Poi comenta: “ Esse projeto é o mais completo não só em nível municipal, mas reconhecido em todo estado, onde, além de excelentes profissionais da área, os alunos recebem uniformes de treino, de passeio, contam com acompanhamento nutricional, psicológico, escolar e também recebem um reforço alimentar nos treinos: o kit lanche. “

 

O Projeto conta em média com 500 aluno(a)s inscritos em vários pontos da nossa cidade, onde um dos pólos nos enche de orgulho, pois temos a participação “em massa” das nossas crianças especiais.

 

Lembramos que, para participar no projeto, o aluno(a) só precisa estar matriculado em qualquer nível escolar e ter entre 7 e 16 anos.

 

Escolha um pólo mais próximo da sua casa, e faça parte da maior equipe do Basquete de Araraquara, a equipe do Projeto Sonhando Alto.

 

 

 

1 - Ginásio de Esportes Castelo Branco ‘Gigantão’.

 

Endereço: End. Av La Salle, s.n – Bairro Fonte;

 

 

 

2 – Quadra Esportiva da E.E. Professor Antonio dos Santos

 

Endereço: Rua Ismael de Araujo, 310 – Jardim das Estações

 

 

 

3 – Quadra poliesportiva da EMEF Prof. Waldemar Saffiotti

 

Endereço: Rua Mario Barbugli, 1015 - Bairro: Jardim Cruzeiro do Sul

 

 

 

4 - APAE - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais

 

Endereço: R. Hipólito J. Costa Cientista Frederico de Marco, 750 – Bairro Vila

 

Xavier

 

 

 

5 - Ginásio Poliesportivo do EEBA (Escola Estadual Bento de Abreu)

 

Endereço: R. Padre Duarte, 2821 - Centro

 

 

 

6 – Quadra poliesportiva da Escola Estadual Professora Ergilia Micelli

 

 

Endereço: R. Dr. José de Freitas Madeira, s/n – Bairro: Jardim Del Dei

Galeria

  • PSICÓLOGO DO SONHANDO ALTO II REALIZA PALESTRA AO PÓLO DO ERGÍLIA MICELLI
  • Projeto Sonhando Alto tem boa participação na Copa HDZ Sesc Infantil
  • Atividades do Projeto Sonhando Alto seguem em ritmo forte.
  • Projeto Sonhando Alto, da show no Desfile de Aniversário de Araraquara
Projeto Sonhando Alto ABA SELJ Araraquara 200 anos

Apoiadores

© 2014 - 2018 - ABA Araraquara. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por msm ilimitada