Deu ínicio em 09 de Fevereiro de 2017 o Projeto Sonhando Alto III

O abismo da diferença social deve diminuir paulatinamente, existem entidades como a Associação de Basquetebol de Araraquara engajadas em buscar soluções para amenizar essa situação e fazer despontar a esperança de um futuro melhor. Araraquara é uma cidade que sempre respirou esporte, e principalmente a modalidade basquetebol.

Desde seus primeiros passos na modalidade, começou a atrair torcedores e amantes do esporte para as quadras. Chegou a sediar equipes profissionais que disputaram campeonatos paulistas e nacionais. A procura não se resumiu a isso, despertou também em muitas crianças o interesse pela modalidade. Com a grande procura pela prática esportiva de crianças e adolescentes, acreditamos que o esporte é um forte mecanismo de inclusão social, além de contribuir para socialização de crianças e adolescentes.

O programa de desenvolvimento do desporto educacional consiste no acompanhamento e na criação de espaços desportivos não seletivos para ensino da prática do basquetebol, oferecendo treinamento, reflexão, palestras e orientação as crianças e adolescentes.

Dentro desse contexto os alunos ao praticar o basquete, aprenderão regras e a disciplina do esporte, desenvolverão sua parte física, tática, técnica e conceitos de cidadania e aqueles que apresentarem potencial, serão encaminhados futuramente para treinamentos visando dessa maneira à evolução desportiva.

Os alunos do projeto além de frequentar as atividades desportivas (treinamento) em contraturno escolar, vão ter a sua disposição palestras e clinicas especializadas com profissionais de temas pertinentes aos riscos sociais, cotidiano e inerentes a formação humana ética e moral.

Os temas abordados junto aos alunos no desenvolvimento do projeto serão: obesidade infantil, combate às drogas e vícios sociais, reeducação alimentar, nutrição, saúde, bem estar, inclusão social, sustentabilidade e desenvolvimento rural.

As atividades desportivas serão direcionadas aos alunos da educação básica, fundamental, médio e superior promovendo atividades no contra turno escolar, objetivando o desenvolvimento integral do indivíduo. Ademais, a prática esportiva tem influência direta na qualidade de vida dos praticantes, em especial com relação à saúde, bem como cria momentos de socialização, de lazer e, em alguns casos, o esporte torna-se até mesmo parte da vida profissional de muitos indivíduos.

Para isso, em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Esportes da Cidade de Araraquara, será feito um trabalho de direcionamento com preferência para alunos da rede pública de ensino, que não dispõe normalmente de atividades que os façam deixar as ruas, ou distanciarem-se das drogas.

O proponente pretende utilizar o esporte como ferramenta para melhorar o índice de frequência escolar, executando suas atividades nas escolas públicas e espaços públicos de fácil acesso cedidas pela Prefeitura local, fazendo com que cada vez mais alunos queiram conhecer o projeto e contribuir para seu desenvolvimento, que nada mais é do que investir em si mesmo.

O reconhecimento do valor estratégico do esporte está presente nas ações de diversos setores governamentais e da sociedade civil, como se pode ver neste trecho do relatório publicado pelas Nações Unidas:

A prática do esporte é vital ao desenvolvimento holístico dos jovens, promovendo sua saúde física e emocional e construindo relações sociais valiosas. Oferece oportunidades de lazer e de autoexpressão que são benéficas, especialmente, para os jovens com poucas outras oportunidades em suas vidas. O esporte fornece também alternativas saudáveis às atividades prejudiciais, tais como o uso de drogas e a participação no crime. Os programas de educação física não apenas promovem a atividade física, mas há evidências de que tais programas têm relação direta com a melhoria do desempenho acadêmico. (Esporte para o Desenvolvimento e a Paz: Em Direção à Realização das Metas de Desenvolvimento do Milênio - Relatório da Força Tarefa entre Agências das Nações Unidas sobre o Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, Nações Unidas, 2003)

Deste modo, tem-se que a prática esportiva pode contribuir para a melhoria de questões sociais que atingem grande parte do país atualmente, como a violência, a queda na qualidade da educação e o despreparo para o mercado de trabalho.

Notícias

Avaliações nutricionais e psicológicas serão ainda mais fortalecidas em 2018
Avaliações nutricionais e psicológicas serão ainda mais fortalecidas em 2018

Dentro do planejamento elaborado pela diretoria da Associação de Basquetebol de Araraquara (ABA), e os gestores do Projeto Sonhando Alto III, os alunos (as) seguem com um acompanhamento psicológico e nutricional de altíssimo nível neste ano de 2018.

 

 

 

Com esse planejamento de sucesso elaborado pelos gestores do projeto, a melhora dos alunos do Sonhando Alto III vem sendo importantissima não só dentro das atividades de quadra, como também na sala de aula, e prinipalmente no convivio familiar.

 

 

 

A grande intenção da diretoria da Associação de Basquetebol de Araraquara não é formar atletas, e sim novos cidadãos de bem, e caráter.

 

 

 

 

Faça parte você também do Sonhando Alto III, entrando em contato pelo (16) 3472-5505.

 

Projeto Sonhando Alto III a todo vapor em 2018

Depois das festas de final de ano, os trabalhos nos diversos pólos espalhados pelo municipio de Araraquara, seguem de em um ritmo muito forte.

 

 

Os alunos do pólos situados na EMEF Waldemar Saffiotti no Jardim Cruzeiro do Sul, E.E. Ergilia Micelli no Selmidei, E.E. João Pires de Camargo no Melhado, E.E. Bento de Abreu na região central, e a APAE da Vila Xavier, continuam normalmente com suas atividades diárias comandadas por professores altamente qualificados para a área esportiva, neste novo ano.

 

 

A expectativa para 2018, é que a procura de novos alunos para se integrarem a família do Sonhando Alto III aumente a cada dia mais.

 

 

 

E você que estiver interessado em participar desse projeto que atende crianças de jovens de 7 à 16 anos, entre em contato pelo (16) 3472-5505.

Imprensa destaca Palestra Psicológica do Sonhando Alto III

O trabalho sério desenvolvido pelos gestores do Projeto Sonhando Alto III da Associação de Basquetebol de Araraquara em parceria com a Secretária de Esportes Lazer e Juventude do Estado de São Paulo segue com grande divulgação dentro da mídia.

 

Nesta semana o foco da imprensa foi a palestra realizada pelo profissional Mauricio Sgobi aos alunos do pólo da Escola Estadual Ergília Micelli no Jardim Roberto Selmidei

 

 

A palestra serve para fortalecer ainda mais o dia a dia da vida das crianças dentro da sociedade , como também na melhora das atividades dentro da sala de aula na formação de novos cidadãos.

Galeria

  • Pólo da E.M.E.F Waldemar Saffiotti no Jardim Cruzeiro do Sul
  • Festival de Basquetebol do Sonhando Alto II foi um sucesso
  • O PORTAL MORADA DESTACOU EM SUA PÁGINA O FESTIVAL DO PROJETO SONHANDO ALTO II
  • Festival de Basquetebol do Sonhando Alto II foi um sucesso
Projeto Sonhando Alto ABA SELJ Araraquara 200 anos

Apoiadores

© 2014 - 2018 - ABA Araraquara. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por msm ilimitada